domingo, 31 de outubro de 2010

Anti-herói de pernas tortas


 Em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, morreu mais um brasileiro, mulato, pobre, alcolatra como muitos outros, só que este senhor de pernas tortas, é idolatrado porque foi um gênio de alegria juvenil, um zombador de zagueiros...

Aniversariante do mês de outubro, que por coincidência ainda tem outros dois aniversariantes, ninguem menos que Pelé e Maradona....


Mas vejamos algumas comparações:

Pelé exemplo de atleta, Garrincha bebia-fumava e tal, Maradona dependente químico...

Pelé não reconheceu uma filha, Garrincha não sei quantos e filhos e filhas deixou por ai, Maradona só conheceu o filho que teve com uma empregada sua quando o menino completou 7 anos...




Uma vez perguntado sobre o que pensava da sua própria vida, Garrincha respondeu o seguinte:

"Ah, passou, né? Perdi filhos, já maltratei umas mulheres por aí, já bebi muito… mas passa, né? Mas eu não me arrependo, não. Eu vivi, né? Agora é melhor mesmo eu ficar aqui."


Em muitos casos as falhas são mais visíveis do que as  qualidades heróicas...

Garrincha foi um anti-herói, aprovado pelo seu carisma de boêmio...

Pelé, "atleta do século", porém muitos jogadores declararam que em campo ele era um "jogador sujo".

E Maradona, que apesar de grande jogador, era argentino... sem comentários

Um comentário:

  1. Quando vejo o Garrincha em imagens recuperadas penso sempre o seguinte: Será que ele era tão bom ou a zaquerada era ruim demais?
    De qualquel quer modo Maradonas, Pelés e Garrinchas fizeram a alegria de muitos. Trouxeram alegria e arte. O que eu acho tosco é essa coisa de quem foi o melhor.
    O mais importante não são os nomes (para o mercado é), o que importa é o esporte, a diversão, o torcer.
    Abraço!

    ResponderExcluir